História do Cinema é tema de seminário

História do Cinema é tema de seminário

Netflix, Youtube e outras plataformas de vídeo não existiriam se lá no passado os Irmãos Lumiére não tivessem criado um equipamento para gerar movimento nas fotografias. E foi mais ou menos assim que começou o cinema. Outros nomes como Georges Méliés, o conhecido com “pai dos efeitos especiais”, Lev Kuleshov e tantos outros personagens importantes para o cinema foram conhecidos e apresentados pelos alunos do Design de Multimídias.

A pesquisa, montagem dos trabalhos e as apresentações, contaram também com um panorama do Cinema Latino Americano, das principais indicações brasileiras ao Oscar e de atores e diretores emblemáticos para o cenário nacional. As obras Central do Brasil, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Carandiru, entre outras, foram resgatadas durante o seminário. Tivemos também trechos da vida e da importância de Glauber Rocha, Mazzaropi, Grande Otelo e de Oscarito para o cinema brasileiro, além de outros nomes.

No trabalho, os jovens ainda pesquisaram sobre a MTV, emissora que iniciou o processo de “migração” da música do rádio para o vídeo, uma vez que fomentou fortemente a indústria do videoclipe, entre outros programas. Os educandos também pesquisaram sobre os personagens ou séries que viraram filmes, sobre o programa Os Trapalhões, sucesso de audiência na sua época, Gêneros do Cinema, vida e obra de Charles Chaplin e muito mais.

Para o educador Tiago D Dias, as pesquisas são relevantes para a formação profissional e pessoal dos jovens. “Estes seminários que resgatam a história servem principalmente para mostrar que o que é apresentado no curso é fruto de um estudo, de algo que começou com alguém no passado, de uma técnica ou conceito que foi elaborado com base em critérios já estabelecidos. Muitas vezes os jovens questionam “o porquê” de algumas coisas. E este tipo de trabalho serve para mostrar que o que temos hoje é fruto de um processo e de uma trajetória de evolução, de mudanças e até mesmo de quebra de paradigmas”, comentou.

Após os seminários, os jovens realizaram uma prova teórica sobre os temas apresentados por eles e pelos colegas. Nas próximas semanas, eles devem apresentar um seminário sobre filmes, séries, artistas e diretores que foram importantes para o cinema e também algumas das principais obras produzidas pela indústria cinematográfica.