Jovens apresentam seminário sobre a história da arte

Tão importante quanto a criatividade, a habilidade com as ferramentas de ilustração ou de editoração eletrônica, é o conhecimento sobre o que já foi produzido no mundo das artes no passado. Para isso, os educandos do curso de Design de Multimídias realizaram o Seminário de História da Arte, onde puderam aprender e ensinar sobre os nomes mais importantes da história e os principais movimentos. 

Os alunos viram as características do Barroco, do Romantismo, da Arte Moderna, do Pop Art e de outros períodos. Também puderam conhecer a vida e a obra de alguns artistas como Monet, Van Gogh, Caravaggio, Andy Warhol, Bottero, Munch, Degas, Salvador Dalí, Frida Kahlo, Banksy, entre outros.

Ainda nas apresentações, os jovens abordaram o a fotomontagem chamada “Os 30 Valérios”, que foi feita com o recorte de fotografias e viram a dificuldade do trabalho na época, uma vez que era feito em formato analógico, pois não havia ferramentas digitais. A importância da Semana da Arte Moderna, e de artistas como Escher e outros nomes da ilusão de ótica também fizeram parte das apresentações. O cenário do grafite e grafiteiros no mundo foi trazido para o conhecimento de todos.

O educador Tiago Dias avalia como positiva a experiência. “Todos os aspectos do passado, as experiências e os pioneiros que contribuíram para a construção de conceitos são ainda referências de tudo o que temos hoje. É muito importante que os jovens saibam e valorizem a história da arte e que utilizem algumas destas características em seus trabalhos no futuro”, afirma.

Após os dias de apresentação, os educandos fizeram uma prova teórica para testar os conhecimentos adquiridos durante o seminário. Os alunos avaliaram como positiva a experiência e alguns relataram que não tinham conhecimento de muitos dos artistas que foram apresentados, o que ajuda bastante na montagem da sua bagagem cultural.