Mudança de percepção do tempo e espaço no audiovisual

Mudança de percepção do tempo e espaço no audiovisual

Você já ouviu falar de stop motion, time lapse, slow motion e reverso? Você sabe o que cada termo significa e qual a técnica aplicada ao audiovisual? Agora os educandos do Design de Multimídias sabem o conceito e também a aplicação na prática. Os jovens foram desafiados a mudar a percepção de tempo e espaço no audiovisual através da aplicação adequada de cada uma destas técnicas.

Durante as aulas, os jovens viram exemplos práticos em diversos filmes, comerciais e até em programas de televisão. Foi inspirado nestas referências que eles produziam os próprios vídeos e depois realizaram a edição no programa Adobe Premiere.

Os efeitos de aceleração da imagem é o que conhecemos como time lapse. A técnica do stop motion consiste em fotografias sequenciais que são animadas para dar movimento à cena. Slow motion, que talvez seja o termo mais conhecido, é a técnica que chamamos de câmera lenta. E o reverso é o movimento ao contrário, ou seja, de trás para a frente.

Todas estas técnicas foram aplicadas nos vídeos produzidos e editados pelos alunos. A turma se divertiu bastante e depois os conhecimentos foram testados e aplicados em uma prova prática de edição de vídeo.